Pular para o conteúdo principal

[116] Defeaters

Há justificação prima facie, isto é, algumas razões não carecem de justificação até que sejam (defeated) canceladas por outras razões. Há, no entanto, duas maneiras de uma razão ser cancelada: se ela é uma razão prima facie, então ela só será cancelada por uma razão não-cancelada que a nega. Se ela não é uma razão prima facie, então ou ela é cancelada por uma razão não-cancelada que a nega, ou  a inferência que lhe servia de suporte é cancelada. O primeiro tipo de defeater Pollock chama de "rebutting defeater", o segundo, de "undercutting defeater".

Exemplo do primeiro defeater: eu estar alucinando (e preciso ter razões não-canceladas para estar alucinando) é um cancelador (rebutting defeater) para a minha crença justificada prima facie de que vejo um lápis verde.  Exemplo do segundo: o ambiente ter luzes vermelhas é um cancelador (undercutting defeater) para a inferência de que vejo algo vermelho, mas não é um cancelador (rebutting defeater) para esta crença, já que não é uma razão para que o que vejo não seja vermelho. 

A afirmação inicial, "Há justificação prima facie", já indica que a proposta é incompatível com certas versões ou formulações do ceticismo, pois dizer que há justificação prima facie é o mesmo que dizer que é racionalmente aceitável ter razões que não só não sejam infalíveis, mas que podem ser contestadas e para quais inicialmente não há qualquer razão em favor a não ser o fato de não ter contra elas qualquer razão. A mera possibilidade de que não-p não é um defeater para a crença p, mas, no cenário cético, a mera possibilidade de que não-p mina a infalibilidade da crença p e, para alguns céticos, até a razoabilidade de se crer em p. 

Veja também [106], onde discuto a dimensão inferencial da justificação prima facie.  j é uma razão prima facie para p não demanda que j implique não-não-p. Sendo assim, j não elimina a possibilidade de que não-p. Mas infere-se p de j cancelavelmente. É por isso que as lógicas não-monotônicas são tão desejáveis. Elas são necessárias para modelar o raciocínio com defeaters. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[48]

Um filme tem a capacidade de nos fazer imaginar e mesmo sentir, ainda que parcialmente, uma situação existencial possível. É por este motivo que filmes que condensam uma vida inteira, seja ela repleta de alegrias ou de tragédias, no espaço de uma ou duas horas são tão impactantes. Não fomos projetados para sentir tanto em tão pouco tempo. Mas sentimos e isso achochalha o nosso Eu.

[47]

Toda paixão, com efeito, por mais etérea que possa parecer, na verdade enraíza-se tão somente no instinto natural dos sexos; e nada mais é que um instinto sexual perfeitamente determinado e individualizado. (Schopenhauer) Esta é, basicamente, a tese que Schopenhauer desenvolve no seu livro "Metafísica do Amor". O amor tem um fundamento, o instinto dirigido à perpetuação da espécie. Eu não duvido da acuidade biológica desta afirmação. É bem provável que todos os sistemas neurais que possibilitam as sensações e experiências amorosas tenham sido selecionados naturalmente. Também não duvido que o meu faro sexual seja dirigido pelo instinto. Eu só acho que o nome do livro deveria ser "A biologia do Amor". Saber qual é a causa do amor não nos ajuda em absolutamente quase nada para saber como é o amor e os significados que ele pode vir a ter para a existência humana. O que muda na minha vida enquanto vivo um amor? E depois de vivê-lo, que impressões ele deixa? Que novos ho...

[160] O valor da vida

Uma vida feliz pode não ter valor algum.  Este é um julgamento que podemos fazer externamente. Eu posso, de fora, olhar a vida de outra pessoa, reconhecer uma certa abundância de felicidade, de bem-estar, mas negar valor a esta vida, negar que seja uma vida louvável de ser vivida, o que não implica que não seja aceitável que seja vivida. Poderia alguém, no entanto, fazer o mesmo julgamento a respeito da sua própria vida? Acho que não. Pode realmente alguém reconhecer a sua vida como, no geral, feliz sem reconhecer, ao mesmo tempo, que ela tenha valor? Mesmo alguém que tenha muitos prazeres, mais prazeres que sofrimentos, se esta pessoa não vê o viver desses prazeres como algo louvável de ser vivido, ele não reconhecerá a sua vida como uma vida feliz. Ele necessariamente sentirá uma falta ou ausência que o afasta da vida feliz.  A incógnita que carregamos em nossos corações é que não temos por certo esse ponto arquimediano a partir do qual poderíamos julgar o valor de nossas vidas. Gos...