Pular para o conteúdo principal

[24]

Sexto Empírico tem o seguinte argumento contra hipóteses que ele atualmente não tem como contrabalancear: ora, embora agora não se tenha nenhum argumento contra T e nem mesmo se possa conceber tal argumento, isto não implica que amanhã não estaremos em condições de elaborar este argumento, da mesma forma como, em tempos passados, não víamos como contrabalancear P e hoje concebemos como fazê-lo.

Podemos desenvolver melhor este argumento do Sexto.

(1) O horizonte do possível e o horizonte do concebível não são coextensivos. Nem tudo que concebemos é possível. E é possível que algumas possibilidades não sejam concebíveis. Estão além das nossas capacidades conceituais.

(2) Só podemos acessar possibilidades através do que concebemos, ou seja, através de nossas capacidades conceituais.

(3) Não há uma intuição intelectual das possibilidades. Temos de pensá-las, concebê-las.

(4) Há, portanto, entre nós e o horizonte das possibilidades o véu do concebível.

(5) A evidência mais forte que podemos ter para um enunciado do tipo "é impossível que p" é a mesma que temos para um enunciado do tipo "presentemente, é inconcebível que p". Isto se segue da tese de que o único acesso que temos à possibilidade é por meio do concebível.

(6) O horizonte do concebível se expande ou se comprime conforme enriquecemos ou empobrecemos as nossas capacidades conceituais.

(7) O que é inconcebível hoje pode ser concebível amanhã, conforme enriquecemos as nossas capacidades conceituais.

Logo,

(8) não estamos em condições de concluir com absoluta certeza sobre a verdade de um enunciado do tipo "é impossível que p" ou "é necessário que p".

Este resultado se aplica a este mesmo argumento. A conclusão deve ser tomada com o mesmo epírito cético. Pode ser que amanhã estejamos em condições de concluir com absoluta certeza sobre a verdade de um enunciado do tipo "é impossível que p", mas atualmente não concebemos como fazê-lo. Não temos atualmente idéia de como nos desvencilhar do véu do concebível.

Ou seja, suponhamos que presentemente não temos como conceber uma refutação de T. Hoje *parece* impossível fazê-lo. Não estamos, assim, autorizados a dizer, com absoluta certeza, que jamais conceberemos esta refutação. Por outro lado, também não podemos, por isso, concluir, com certeza, que T seja absolutamente refutável. Embora hoje não consigamos conceber como evitar o véu do concebível, não podemos eliminar a possibilidade de que no futuro venhamos a conceber isto, o que provavelmente envolverá uma outra maneira de acessar as possibilidades ou uma outra maneira de conceber o horizonte do concebível [negando as premissas de (2) a (7)]. É difícil avançar aqui pq estamos no limite da razão tal como ela atualmente se concebe. Querer conceber como ela poderá se conceber no futuro, em outras condições, é desejar colocar a carroça diante dos bois. Não dá.

Lição: prudência cética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[102] Relativismo e Irracionalismo

Irracionalismo é a tese de que os nossos julgamentos são arbitrários. O irracionalismo pode aplicar-se apenas a um setor do conhecimento humano. Por exemplo, podemos ser irracionalistas morais. Assim, julgamentos morais sobre como agir, o que fazer, o que é certo e errado são arbitrários, não temos uma razão para eles, eles não se fundam em nada que possa legitimá-los diante dos outros. Podem ser fomentados por nossas emoções ou desejos, mas nada disso tira a sua arbitrariedade diante da razão. Chegaríamos ao irracionalismo moral se tivéssemos razões para pensar que não há nada na razão que pudesse amparar julgamentos morais. Isto é, dado um dilema moral do tipo "devo fazer X ou ~X", não há ao que apelar racionalmente para decidir a questão. Donde se seque que, qualquer decisão que você tomar, seja a favor de X, seja de ~X, será arbitrária. Como poderia a razão ser tão indiferente à moralidade? Primeiro vejamos o que conferiria autoridade racional a um julgamento moral, pois

[197] Breve introdução à tese da mente estendida

A tese da mente estendida é distinta e não se confunde com o externismo acerca dos conteúdos mentais. Nesta breve introdução, apresento em linhas gerais o externismo acerca dos conteúdos mentais para, em seguida, contrastá-lo com a tese da mente estendida. Identifico e apresento, então, os principais comprometimentos da tese da mente estendida. A tese do externismo acerca dos conteúdos mentais afirma que as relações causais que temos com o ambiente determinam, de alguma forma, o conteúdo dos nossos estados mentais, ou seja, aquilo que percebemos, ou aquilo acerca do qual pensamos algo, ou aquilo que desejamos etc. depende dos objetos com os quais interagimos causalmente. Um argumento comum em favor dessa tese é inspirado no argumento clássico de Putnam para o externismo semântico[1]. Imaginemos um planeta muito semelhante ao nosso, praticamente gêmeo nas aparências. Ele é abundante em um líquido muito semelhante à água, povoado com seres inteligentes como nós e que usam esse lí

[200] A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação, segundo Reichenbach

A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação é normalmente apresentada como marcando a diferença entre, por um lado, os processos de pensamento, teste e experimentação que de fato ocorreram em um laboratório ou em um ambiente de pesquisa e que levaram ou contribuíram para alguma descoberta científica e, de outro, os processos de justificação e validação dessa descoberta. Haveria, portanto, uma clara diferença entre descrever como cientistas chegaram a fazer certas alegações científicas, o que seria uma tarefa para as ciências empíricas, como a sociologia, a psicologia e a antropologia da ciência, e justificar essas alegações, o que seria uma tarefa para a epistemologia, uma disciplina normativa e não-empírica. Essa distinção é corriqueira em debates acerca do escopo da filosofia da ciência e teria sido explicitada inicialmente por Reichenbach. Contudo, quando examinamos a maneira como ele circunscreveu as tarefas da epistemologia, notamos que alguns elemento