Pular para o conteúdo principal

[119] Realismo Científico e a Subida de Encosta

Perceber porque a subida de encosta (hill climbing) não garante a solução ótima, quanto muito, ela garante apenas o ótimo local, nos possibilita entender também, por analogia, porque não funciona o argumento realista de que teorias obtidas de pequenas transformações de uma outra bem confirmada têm mais chances de nos aproximar ainda mais da verdade. 

Na verdade, o argumento realista é colocado como uma abdução, uma inferência pela melhor explicação. Parte-se de uma teoria T, bem confirmada. A partir dela, construímos, com pequenas modificações, as teorias T1, T2...Tn, sendo n não muito grande e as modificações não são substanciais. Observa-se que a probabilidade de alguma teoria Ti ser bem-sucedida é elevada, isto é, vir a ser uma teoria também bem confirmada. E, de fato, esta estratégia é evidenciada historicamente: trabalhar com hipóteses mais próximas da original (bem confirmada), e poucas delas, é mais frutífero que trabalhar com hipóteses muito distantes da original.

Neste estágio, o realista instaura o seu argumento: a melhor explicação para este fenômeno é que a teoria original já era próxima da verdade e, ao focarmos em teorias próximas da original, aumentamos a probabilidade de nos aproximarmos ainda mais da verdade. 

Se considerarmos o ótimo global como estar muito próximo da verdade ou mesmo como obtendo a verdade, então percebemos a falácia de partida. O argumento realista já pressupõe que uma teoria bem confirmada está próxima da verdade. Mas uma teoria bem confirmada deveria ser equiparada quanto muito a um ótimo local, que pode estar muito longe do global e, portanto, muito distante da verdade.

Podemos entender porque a subida de encosta não garante o ótimo global pelo seguinte exemplo. Suponhamos um espaço repleto de montanhas a ser explorado. O objetivo é atingir o topo da maior montanha. Somos colocados aleatoriamente em algum lugar do espaço de busca, que já pode ser a encosta de uma montanha ou mesmo uma região de vale entre montanhas. Temos, ao nosso dispor, sensores ao norte, sul, leste e oeste a uma distância de 5 metros que indicam, relativamente a nós, a altura do solo, em metros. Também temos a nossa posição cartesiana (x,y) na região explorada. A partir disso, podemos formular a seguinte micro-hipótese: Se max (sensor1, sensor2, sensor3, sensor4, 0) = 0, então o ponto mais elevado em um raio de 5 metros, tendo x,y como origem, é o próprio ponto x,y. E obviamente é uma hipótese que temos todos os meiso de mostrar bem-confirmada ou não. Podemos trabalhar, na verdade, com um conjunto de 5 micro-hipóteses, pois, por exemplo, também podemos formular a seguinte: Se max(sensor1, sensor2, sensor3, sensor4, 0) = sensor1, então o ponto mais elevado em um raio de 5 metros, tendo x,y como origem, é o ponto x,y+5 (sensor1 = sul).

O objetivo, lembremos, é chegar no topo da maior montanha. Uma estratégia, é a seguinte. Se, ao verificar o nosso conjunto de micro-hipóteses, percebermos que não estamos no topo da micro-região em que nos encontramos, delimitada por um raio de 5 metros, nos movemos para o topo da micro-região e refazemos as micro-hipóteses, reajustando os valores de x,y.  Se já estamos no topo da micro-região, refazemos ainda assim as micro-hipoteses modificando ligeiramente os valores de x,y, somando ou subtraindo unidades inteiras. Vamos supor que podemos obter os resultados do teste das novas micro-hipoteses sem estar no novo ponto x',y'. Se o ponto x',y' ainda está compreendido em um raio de 5 metros a partir de x,y, então podemos inferir se algum cume em torno x',y' é ainda mais elevado que o cume em que nos encontramos. Assim, fazendo vários pequenas modificações de x,y para formar novos conjuntos de micro-hipóteses, podemos ir caminhando vagarosamente para uma região cada vez mais alta.

Se estamos num vale, logo chegaremos ao pé de uma montanha. E uma vez na montanha, logo chegaremos no seu topo. No entanto, ao chegar no seu topo, não mais desceremos, já  que, pelo procedimento adotado, nossas hipóteses estarão mapeando muito bem o cume local e não teremos qualquer razão para seguir o caminho inverso. E, no entanto, é óbvio que não há qualquer garantia de que o cume desta montanha que subimos representa o cume da maior montanha da região.

Deste modo, por razões análogas, o argumento realista não procede. Pequenas alterações em nossas hipóteses nos levam muito provavelmente a hipóteses igualmente bem-confirmadas, mas não necessariamente nos aproximam da verdade. Estas alterações podem nos levar, talvez, a um ótimo local, isto é, à hipótese que, para o domínio de fenômenos que ela explica, melhor se confirma. Ou seja, o máximo que podemos concluir, a partir da estratégia bem-sucedida de alterar ligeiramente as nossas hipóteses é que assim obteremos, no médio e longo prazo, para um certo domínio de fenômenos, a hipótese que melhor os explica. Mas isso não significa que estejamos mais próximos da verdade. 

Uma resposta seria dizer que um ótimo local ainda é algo mais próximo da verdade que não estar em ótimo local algum. Se imaginarmos que as micro-hipóteses mais o procedimento rumo a um máximo local representam a propriedade de estar no ponto mais elevado, então nos aproximamos mais da verdade ao atingirmos o topo de uma montanha do que se permanecêssemos no pé da montanha ou em um vale qualquer. Mas aqui podemos notar o quão vaga ou elástica é a noção de mais próximo da verdade. O topo da montanha que alcançamos pode ser tão baixo e rasteiro perto dos demais e, em especial, do mais alto, que dizer que nos aproximamos mais da verdade ao atingí-lo não nos diz absolutamente nada quanto a quão distantes ainda estamos da verdade.

Além disso, a resposta obteve plausibilidade pela pressuposição de que, no ponto em que a verdade se encontra, a propriedade relevante a ser instanciada seria a de ser o ponto mais elevado. No cenário descrito, em que adotamos uma postura externa, isso faz sentido. A partir desta visão externa, pudemos dar uma certa concretude à idéia de estar mais ou menos próximo da verdade conforme instanciássemos mais adequadamente a referida propriedade. Mas nada disso está disponível para o realista científico. Ele não tem acesso direto à realidade externa às teorias científicas, ele não tem como saber se o ponto de chegada de algum modo se assemelha ao ponto de partida, isto é, que a teoria final quantifica sobre os mesmos objetos e sobre as mesmas propriedades que a nossa teoria atual e não há qualquer razão para ele fazer essa suposição.  E se ele não pode fazer essa suposição, qualquer discurso sobre estar mais ou menos próximo da verdade carece de sentido. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[102] Relativismo e Irracionalismo

Irracionalismo é a tese de que os nossos julgamentos são arbitrários. O irracionalismo pode aplicar-se apenas a um setor do conhecimento humano. Por exemplo, podemos ser irracionalistas morais. Assim, julgamentos morais sobre como agir, o que fazer, o que é certo e errado são arbitrários, não temos uma razão para eles, eles não se fundam em nada que possa legitimá-los diante dos outros. Podem ser fomentados por nossas emoções ou desejos, mas nada disso tira a sua arbitrariedade diante da razão. Chegaríamos ao irracionalismo moral se tivéssemos razões para pensar que não há nada na razão que pudesse amparar julgamentos morais. Isto é, dado um dilema moral do tipo "devo fazer X ou ~X", não há ao que apelar racionalmente para decidir a questão. Donde se seque que, qualquer decisão que você tomar, seja a favor de X, seja de ~X, será arbitrária. Como poderia a razão ser tão indiferente à moralidade? Primeiro vejamos o que conferiria autoridade racional a um julgamento moral, pois

[197] Breve introdução à tese da mente estendida

A tese da mente estendida é distinta e não se confunde com o externismo acerca dos conteúdos mentais. Nesta breve introdução, apresento em linhas gerais o externismo acerca dos conteúdos mentais para, em seguida, contrastá-lo com a tese da mente estendida. Identifico e apresento, então, os principais comprometimentos da tese da mente estendida. A tese do externismo acerca dos conteúdos mentais afirma que as relações causais que temos com o ambiente determinam, de alguma forma, o conteúdo dos nossos estados mentais, ou seja, aquilo que percebemos, ou aquilo acerca do qual pensamos algo, ou aquilo que desejamos etc. depende dos objetos com os quais interagimos causalmente. Um argumento comum em favor dessa tese é inspirado no argumento clássico de Putnam para o externismo semântico[1]. Imaginemos um planeta muito semelhante ao nosso, praticamente gêmeo nas aparências. Ele é abundante em um líquido muito semelhante à água, povoado com seres inteligentes como nós e que usam esse lí

[200] A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação, segundo Reichenbach

A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação é normalmente apresentada como marcando a diferença entre, por um lado, os processos de pensamento, teste e experimentação que de fato ocorreram em um laboratório ou em um ambiente de pesquisa e que levaram ou contribuíram para alguma descoberta científica e, de outro, os processos de justificação e validação dessa descoberta. Haveria, portanto, uma clara diferença entre descrever como cientistas chegaram a fazer certas alegações científicas, o que seria uma tarefa para as ciências empíricas, como a sociologia, a psicologia e a antropologia da ciência, e justificar essas alegações, o que seria uma tarefa para a epistemologia, uma disciplina normativa e não-empírica. Essa distinção é corriqueira em debates acerca do escopo da filosofia da ciência e teria sido explicitada inicialmente por Reichenbach. Contudo, quando examinamos a maneira como ele circunscreveu as tarefas da epistemologia, notamos que alguns elemento