Pular para o conteúdo principal

[126] Percepção, Alucinação e Ceticismo

Como ensinamos o faz de conta para um pessoa? Ensinamos o faz de conta
mostrando para a pessoa que ela não deve atribuir os predicados "é
verdadeiro" e "é falso" àquilo que ela diz. Isso que ela diz sem
interpretá-lo como verdadeiro ou falso é o que constitui o discurso faz
de conta. De qualquer modo, o discurso faz de conta é parasita do
discurso assertivo. Não há como ensinar o faz de conta antes de ensinar
como asseverar, como dizer a verdade ou a falsidade. O uso primário da
linguagem é apofântico, assertivo.

De maneira semelhante, a alucinação é parasitária da percepção. A
percepção só ocorre quando há, de fato, o objeto da percepção. Um
sujeito vê uma estante se há diante dele uma estante e a sua visão está
funcionando adequadamente, de outro modo, ele estaria alucinando ou
tendo uma ilusão. Quando o sujeito tem a alucinação de uma estante, ele
não tem diante de si uma estante. Ele tem a experiência de ver uma
estante. Esse é o máximo que podemos ir ao descrever a experiência
alucinatória: podemos dizer que o sujeito tem a experiência de x, onde x
é aquilo que, ao ver, o sujeito teria esta experiência. Mas o sujeito
não vê x quando alucina x, pois não há qualquer x para ele ver nas
imediações.

Não há como perguntar o que o sujeito vê, no caso da alucinação, como
tendo comprometimento existencial? A questão é se é necessário. Dado o
que entendemos da experiência perceptiva e da alucinação, precisamos
fazer a pergunta neste sentido? Parece que não.

O critério para dizer que eu vejo x é que eu tenha a experiência de x,
mas o critério para dizer que S vê x é que, além de ter a experiência de
ver x, x esteja de fato diante de S. O critério para dizer que eu
alucino x é que eu tenha a experiência de x, mas não há nenhum x diante
de mim. E novamente o critério para dizer que S alucina x é que ele tem
a experiência x, mas não há um objeto x diante de S. Tudo isto entendido
em condições normais de observação, isto é, olhos abertos, iluminação
razoável, o sujeito não é cego etc. Repare que não há como estabelecer
que alguém está alucinando a não ser que tenhamos uma percepção verídica
da situação em que este alguém se encontra e possamos verificar que ela
não tem x diante de si. Uma pessoa não tem como saber se ela está
alucinando em virtude da sua própria experiência: ou ela tem uma razão
ulterior para pensar que pode estar alucinando, i.e., tomou LSD, ou ela
se baseia no testemunho de terceiros, perguntando se há, de fato, x
adiante ou se ela está apenas tendo a experiência de x.

Não temos como caracterizar o conteúdo da experiência de x, no caso de
uma alucinação, a não ser nos remetendo à experiência perceptiva de x.
Por redução ao absurdo: vamos supor que, ao alucinar y, o sujeito tem y
diante de si. y agora é um objeto não-físico. De maneira semelhante, ao
perceber y, o sujeito tem y diante de si. Em ambos os casos, o sujeito
também tem a experiência de y. Ora, não há qualquer diferença entre
alucinar y e perceber y. Qualquer estado de coisas que me faça pensar
que estou a perceber y também me faz pensar que estou a alucinar
y. Sendo assim, alucinar e perceber indicam o mesmo ato consciente. Se
não há qualquer distinção entre alucinar e perceber, como casos de
alucinação puderam nos motivar a pensar que y não é um objeto físico?
Casos de percepção também deveria nos motivar a pensar a mesma
coisa. Mas, se é assim, a que se está a referir por "objeto físico"?
Parece que y não está sendo contrastado a nada.

O ceticismo que se pode levantar, portanto, não é de primeira ordem, mas
de segunda, e na primeira pessoa. Como o critério para dizer que eu vejo
que x depende apenas da experiência de ver x, sem me basear no testemunho
alheio, eu não tenho como distinguir o meu ver x do meu alucinar x. Se o
cético conseguir barrar as minhas razões extras, tirar a legitimidade do
testemunho de terceiros, talvez então se consiga levantar o ceticismo
geral quando a não saber se estou a alucinar ou a perceber. Mas perceber
e alucinar, ainda assim são distintos. Mesmo que eu não saiba se estou a
perceber, se estou a perceber x, x está diante de mim. Mesmo que eu não
sabia se estou a alucinar, se estou a alucinar x, x não está diante de
mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[102] Relativismo e Irracionalismo

Irracionalismo é a tese de que os nossos julgamentos são arbitrários. O irracionalismo pode aplicar-se apenas a um setor do conhecimento humano. Por exemplo, podemos ser irracionalistas morais. Assim, julgamentos morais sobre como agir, o que fazer, o que é certo e errado são arbitrários, não temos uma razão para eles, eles não se fundam em nada que possa legitimá-los diante dos outros. Podem ser fomentados por nossas emoções ou desejos, mas nada disso tira a sua arbitrariedade diante da razão. Chegaríamos ao irracionalismo moral se tivéssemos razões para pensar que não há nada na razão que pudesse amparar julgamentos morais. Isto é, dado um dilema moral do tipo "devo fazer X ou ~X", não há ao que apelar racionalmente para decidir a questão. Donde se seque que, qualquer decisão que você tomar, seja a favor de X, seja de ~X, será arbitrária. Como poderia a razão ser tão indiferente à moralidade? Primeiro vejamos o que conferiria autoridade racional a um julgamento moral, pois

[197] Breve introdução à tese da mente estendida

A tese da mente estendida é distinta e não se confunde com o externismo acerca dos conteúdos mentais. Nesta breve introdução, apresento em linhas gerais o externismo acerca dos conteúdos mentais para, em seguida, contrastá-lo com a tese da mente estendida. Identifico e apresento, então, os principais comprometimentos da tese da mente estendida. A tese do externismo acerca dos conteúdos mentais afirma que as relações causais que temos com o ambiente determinam, de alguma forma, o conteúdo dos nossos estados mentais, ou seja, aquilo que percebemos, ou aquilo acerca do qual pensamos algo, ou aquilo que desejamos etc. depende dos objetos com os quais interagimos causalmente. Um argumento comum em favor dessa tese é inspirado no argumento clássico de Putnam para o externismo semântico[1]. Imaginemos um planeta muito semelhante ao nosso, praticamente gêmeo nas aparências. Ele é abundante em um líquido muito semelhante à água, povoado com seres inteligentes como nós e que usam esse lí

[200] A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação, segundo Reichenbach

A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação é normalmente apresentada como marcando a diferença entre, por um lado, os processos de pensamento, teste e experimentação que de fato ocorreram em um laboratório ou em um ambiente de pesquisa e que levaram ou contribuíram para alguma descoberta científica e, de outro, os processos de justificação e validação dessa descoberta. Haveria, portanto, uma clara diferença entre descrever como cientistas chegaram a fazer certas alegações científicas, o que seria uma tarefa para as ciências empíricas, como a sociologia, a psicologia e a antropologia da ciência, e justificar essas alegações, o que seria uma tarefa para a epistemologia, uma disciplina normativa e não-empírica. Essa distinção é corriqueira em debates acerca do escopo da filosofia da ciência e teria sido explicitada inicialmente por Reichenbach. Contudo, quando examinamos a maneira como ele circunscreveu as tarefas da epistemologia, notamos que alguns elemento