Pular para o conteúdo principal

[16]

Os dez problemas da consciência, compilados por Michael Tye.

1) O problema da posse. Se dores e sensações são físicas, por que eu não posso ter a sua dor, assim como posso ter o seu carro? E por que dores e sensações não podem deixar de ter um possuidor, tal como uma casa abandonada? O que há de peculiar na experiência que faz com que ela tenha necessariamente uma perspectiva, um sujeito que a possua?

2) O problema da perspectiva subjetiva. Por que para compreender completamente como é o vermelho é preciso ter uma experiência do tipo vermelho? Não podemos saber como é ser um morcego?

3) O problema do mecanismo. Qual é o mecanismo biológico ou fisiológico responsável pela experiência do vermelho parecer de uma forma e não de outra? A questão não é saber qual mecanismo causa a experiência do vermelho. Mas sim qual mecanismo explica porque o vermelho aparece como vermelho e não como o verde, por exemplo.

4) O problema da causalidade. Se há uma explicação objetiva e física para todos os nossos comportamentos, então qual diferença faz, para o que fazemos, o modo como sentimos a nossa experiência? Qual o papel causal da experiência subjetiva?

5) O problema da visão-cega. Existem indivíduos que, por lesões cerebrais, deixam de ter a experiência de certas porções do seu campo visual, mas continuam a ser capazes de, quando interpelados, reconhecer objetos que estão nesta parte do campo visual. Suponha que estes indivíduos, depois de um treinamento, passem a formar crenças sobre os objetos dos quais eles não têm consciência, mas estão em seu campo visual. Neste caso, qual a diferença entre esses indivíduos e pessoas normais que têm a experiência consciente?

6) O problema dos duplicados. É possível haver zumbies, uma pessoa fisicamente idêntica a você, com as mesmas respostas comportamentais, mas sem sensações ou experiência consciente? A pergunta não é se é possível fisicamente, mas se é possível metafisicamente (torna-se duvidoso se isso já faz sentido).

7) O problema do espectro invertido. Pode duas pessoas funcionalmente idênticas ter experiências subjetivas diferentes? Pode haver uma pessoa que, no lugar de vermelho, sempre vê verde e vice-versa? Em caso afirmativo, o que concluiríamos com respeito a consciência fenomênica?

8) O problema da transparência. Se você tentar focar a atenção introspectivamente na sua experiência, para apreender alguma de suas características, você irá se frustrar, não há como se esquivar daquilo de que a experiência é de. Não há como me esquivar do cubo visto quando me volto para a experiência do cubo. Neste sentido, a experiência é completamente transparente. O que pode explicar este fenômento? Por que não temos acesso ao veículo da sensação?

9) O problema da localização da sensação e do vocabulário fenomênico. Quando espetamos o dedo com uma agulha, sentimos uma dor no dedo. Mas, literalmente, a dor não está no dedo. Isso significa que somos iludidos pela nossa experiência, que ela representa erroneamente o lugar da sensação? Como devemos interpretar o vocabulário fenomenológico? Qual o sentido de "no" na expressão "sinto dor na ponta do dedo"?

10) O problema da perna estranha. Oliver Sacks conta a história de um paciente que acordou um dia com a sensação de que a sua perna não lhe pertencia. Ele a sentia gelada, não era a perna dele e ficou mesmo surpreso quando argumentaram que se tratava da sua própria perna. Quando sentimos dor, parece que sempre uma parte do corpo está envolvida na sensação. Como isso se dá?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[102] Relativismo e Irracionalismo

Irracionalismo é a tese de que os nossos julgamentos são arbitrários. O irracionalismo pode aplicar-se apenas a um setor do conhecimento humano. Por exemplo, podemos ser irracionalistas morais. Assim, julgamentos morais sobre como agir, o que fazer, o que é certo e errado são arbitrários, não temos uma razão para eles, eles não se fundam em nada que possa legitimá-los diante dos outros. Podem ser fomentados por nossas emoções ou desejos, mas nada disso tira a sua arbitrariedade diante da razão. Chegaríamos ao irracionalismo moral se tivéssemos razões para pensar que não há nada na razão que pudesse amparar julgamentos morais. Isto é, dado um dilema moral do tipo "devo fazer X ou ~X", não há ao que apelar racionalmente para decidir a questão. Donde se seque que, qualquer decisão que você tomar, seja a favor de X, seja de ~X, será arbitrária. Como poderia a razão ser tão indiferente à moralidade? Primeiro vejamos o que conferiria autoridade racional a um julgamento moral, pois

[197] Breve introdução à tese da mente estendida

A tese da mente estendida é distinta e não se confunde com o externismo acerca dos conteúdos mentais. Nesta breve introdução, apresento em linhas gerais o externismo acerca dos conteúdos mentais para, em seguida, contrastá-lo com a tese da mente estendida. Identifico e apresento, então, os principais comprometimentos da tese da mente estendida. A tese do externismo acerca dos conteúdos mentais afirma que as relações causais que temos com o ambiente determinam, de alguma forma, o conteúdo dos nossos estados mentais, ou seja, aquilo que percebemos, ou aquilo acerca do qual pensamos algo, ou aquilo que desejamos etc. depende dos objetos com os quais interagimos causalmente. Um argumento comum em favor dessa tese é inspirado no argumento clássico de Putnam para o externismo semântico[1]. Imaginemos um planeta muito semelhante ao nosso, praticamente gêmeo nas aparências. Ele é abundante em um líquido muito semelhante à água, povoado com seres inteligentes como nós e que usam esse lí

[200] A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação, segundo Reichenbach

A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação é normalmente apresentada como marcando a diferença entre, por um lado, os processos de pensamento, teste e experimentação que de fato ocorreram em um laboratório ou em um ambiente de pesquisa e que levaram ou contribuíram para alguma descoberta científica e, de outro, os processos de justificação e validação dessa descoberta. Haveria, portanto, uma clara diferença entre descrever como cientistas chegaram a fazer certas alegações científicas, o que seria uma tarefa para as ciências empíricas, como a sociologia, a psicologia e a antropologia da ciência, e justificar essas alegações, o que seria uma tarefa para a epistemologia, uma disciplina normativa e não-empírica. Essa distinção é corriqueira em debates acerca do escopo da filosofia da ciência e teria sido explicitada inicialmente por Reichenbach. Contudo, quando examinamos a maneira como ele circunscreveu as tarefas da epistemologia, notamos que alguns elemento