Pular para o conteúdo principal

[118] Fenomenologia da liberdade e o sentido da vida

Uma vida hedonista pode, na perspectiva daquele que a vivencia, ser repleta de sentido. O que potencializa a percepção do sentido, neste caso, é a satisfação contínua de desejos. Ou talvez, de modo negativo, o hedonista não perceba vazio em sua vida pelo fato de não se sentir impotente ou neutralizado por obstáculos que não conseguiria superar. Claro que o seu sucesso neste tipo de vida depende de os seus prazeres serem digamos fáceis.

Uma vida hedonista repleta de sentido na perspectiva interna pode ser completamente destituída de sentido para aqueles que o observam. Mas isso só ocorre porque coletivamente demandamos uns dos outros e de nós mesmos uma vida que transborde em bens em alguns ou vários momentos da vida. Isto é, uma vida terá tanto mais sentido externo quanto mais bens gera para o que lhe é externo, pessoas, animais ou até algo inanimado como o planeta. Este sentido externo para a vida pode muito bem também ser o sentido interno para a vida se a demanda por transbordar em bens não é apenas coletiva, mas é sobretudo interna e pessoal. 

Quanto maior a amplitude do bem esperado, menor a probabilidade de obtê-lo. Não importa, desde que difícil, mas não impossível, continua-se a experienciar o sentido da vida enquanto lutamos pelo bem. Aqui a experiência da liberdade é fundamental. Pouco importa a verdade ou falsidade teórica do determinismo. Desde que tenhamos a percepção de que podemos vencer determinados obstáculos, por mais esforço que exija, dentro de limites realistas, para a obtenção  destes bens ampliados, nos sentimos livres. Sentimos que temos controle sobre os meios para obter o fim. Sem esta percepção da liberdade, a vida cessa de ter sentido. Veja que não é pela não-obtenção dos bens ampliados que a vida deixa de ter sentido. No meio do caminho, a minha vida pode me ser tirada sem que isto elimine o seu sentido, seja interno, seja externo. O que bloqueia o sentido da vida é a impossibilidade percebida da obtenção dos bens ampliados.

Claro que os juízos aqui podem divergir e variar. As pessoas têm diferentes limiares de paciência e persistência. O que alguém percebe como impossível realisticamente pode ser perfeitamente viável para outra pessoa. E, assim, enquanto um sujeito sente que a sua vida perde sentido por não se sentir livre e capaz de obter os bens ampliados que ela demanda, um observador pode igualmente afirmar que a vida deste sujeito perdeu o sentido, mas por uma razão diversa: por ele ter desistido de perseguir bens ampliados que estavam ao seu alcance.

No meio desta história coopera a esperança, às vezes com razão, mas muitas vezes sem. A esperança se inflitra na percepção que o sujeito tem quanto à viabilidade de obter os seus bens ampliados. Mesmo que lhe seja impossível alcançá-los, os sujeitos sentem que podem e, ao sentir que podem, continuam a perceber as suas vidas como dotadas de sentido. Mas tudo pode não passar de uma ilusão. Presente grego da natureza que muitas vezes ama mais a preservação do indivíduo que ele mesmo. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[102] Relativismo e Irracionalismo

Irracionalismo é a tese de que os nossos julgamentos são arbitrários. O irracionalismo pode aplicar-se apenas a um setor do conhecimento humano. Por exemplo, podemos ser irracionalistas morais. Assim, julgamentos morais sobre como agir, o que fazer, o que é certo e errado são arbitrários, não temos uma razão para eles, eles não se fundam em nada que possa legitimá-los diante dos outros. Podem ser fomentados por nossas emoções ou desejos, mas nada disso tira a sua arbitrariedade diante da razão. Chegaríamos ao irracionalismo moral se tivéssemos razões para pensar que não há nada na razão que pudesse amparar julgamentos morais. Isto é, dado um dilema moral do tipo "devo fazer X ou ~X", não há ao que apelar racionalmente para decidir a questão. Donde se seque que, qualquer decisão que você tomar, seja a favor de X, seja de ~X, será arbitrária. Como poderia a razão ser tão indiferente à moralidade? Primeiro vejamos o que conferiria autoridade racional a um julgamento moral, pois

[197] Breve introdução à tese da mente estendida

A tese da mente estendida é distinta e não se confunde com o externismo acerca dos conteúdos mentais. Nesta breve introdução, apresento em linhas gerais o externismo acerca dos conteúdos mentais para, em seguida, contrastá-lo com a tese da mente estendida. Identifico e apresento, então, os principais comprometimentos da tese da mente estendida. A tese do externismo acerca dos conteúdos mentais afirma que as relações causais que temos com o ambiente determinam, de alguma forma, o conteúdo dos nossos estados mentais, ou seja, aquilo que percebemos, ou aquilo acerca do qual pensamos algo, ou aquilo que desejamos etc. depende dos objetos com os quais interagimos causalmente. Um argumento comum em favor dessa tese é inspirado no argumento clássico de Putnam para o externismo semântico[1]. Imaginemos um planeta muito semelhante ao nosso, praticamente gêmeo nas aparências. Ele é abundante em um líquido muito semelhante à água, povoado com seres inteligentes como nós e que usam esse lí

[200] A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação, segundo Reichenbach

A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação é normalmente apresentada como marcando a diferença entre, por um lado, os processos de pensamento, teste e experimentação que de fato ocorreram em um laboratório ou em um ambiente de pesquisa e que levaram ou contribuíram para alguma descoberta científica e, de outro, os processos de justificação e validação dessa descoberta. Haveria, portanto, uma clara diferença entre descrever como cientistas chegaram a fazer certas alegações científicas, o que seria uma tarefa para as ciências empíricas, como a sociologia, a psicologia e a antropologia da ciência, e justificar essas alegações, o que seria uma tarefa para a epistemologia, uma disciplina normativa e não-empírica. Essa distinção é corriqueira em debates acerca do escopo da filosofia da ciência e teria sido explicitada inicialmente por Reichenbach. Contudo, quando examinamos a maneira como ele circunscreveu as tarefas da epistemologia, notamos que alguns elemento