Quando
respeitamos o intelecto dos outros e o nosso próprio, discutimos as
crenças dos outros e colocamos as nossas em discussão, é simples.
Pensar que respeitar a crença do outro (ou a sua própria) implica
em jamais discuti-la parece presumir que o "intelecto" não
tem qualquer interesse pela verdade ou talvez que a verdade seja
completamente uma função das suas crenças. Ambas as alternativas
não são muito plausíveis. Evidente que não somos apenas
intelecto, nem que a verdade seja o nosso único interesse. Não
temos de ser chatos conosco ou com os outros na discussão das
crenças. A discussão cabe em alguns lugares e em alguns momentos.
Nem tem de ser gratuita; acerca de alguns tópicos, pode ser que ela
demande motivação. As crenças apenas não estão absolutamente
imunes à discussão, como se tivéssemos com elas uma mera relação
de propriedade, “são minhas e ninguém tem nada a ver com isso”.
Não é bem assim se você tem alguma vida em comum e não é bem
assim se você tem algum interesse pela verdade objetiva. Por fim, o
que talvez alguém queira razoavelmente dizer ao afirmar: “respeite
a minha opinião” é: “respeite a finitude do meu intelecto,
dê-me tempo para pensar etc”. Por várias razões, a justa
resposta à discussão não tem de ser pronta e imediata. Não tem
mesmo.
A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação é normalmente apresentada como marcando a diferença entre, por um lado, os processos de pensamento, teste e experimentação que de fato ocorreram em um laboratório ou em um ambiente de pesquisa e que levaram ou contribuíram para alguma descoberta científica e, de outro, os processos de justificação e validação dessa descoberta. Haveria, portanto, uma clara diferença entre descrever como cientistas chegaram a fazer certas alegações científicas, o que seria uma tarefa para as ciências empíricas, como a sociologia, a psicologia e a antropologia da ciência, e justificar essas alegações, o que seria uma tarefa para a epistemologia, uma disciplina normativa e não-empírica. Essa distinção é corriqueira em debates acerca do escopo da filosofia da ciência e teria sido explicitada inicialmente por Reichenbach. Contudo, quando examinamos a maneira como ele circunscreveu as tarefas da epistemologia, notamos que alguns elemento...
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