Pular para o conteúdo principal

[172] A probabilidade indutiva

Argumentos indutivos são geralmente caracterizados como aqueles cujas premissas, caso verdadeiras, tornam a conclusão provável. Cezar Mortari, por exemplo, eu seu livro Introdução à Lógica, diz que, no caso dos argumentos indutivos, "não há a pretensão de que a conclusão seja verdadeira caso as premissas o forem - apenas que ela é provavelmente verdadeira" (p. 24). Em seguida, ele ainda aponta uma dificuldade para as lógicas indutivas que é a de determinar o grau de probabilidade necessário para tornar um argumento indutivo forte. Um argumento que confere a probabilidade de 95% à conclusão é forte, mas outro que confere apenas 20%, não. Onde traçaremos o limite? Esta é de fato uma dificuldade para as lógicas indutivas.

O ponto para o qual quero chamar atenção aqui é outro. Apesar de ser um avanço usar o conceito de probabilidade para caracterizar os argumentos indutivos, sem maiores detalhes, muito pouco esclarecimento se ganha na verdade. Isto se deve ao fato de que o conceito de probabilidade possui ele mesmo várias interpretações filosóficas (subjetiva, propensão/objetiva, estatística, para mencionar apenas três).

Agora vou apenas enfatizar que a probabilidade indutiva não é a probabilidade estatística e muito menos a probabilidade atrelada ao cálculo de chances, que, aliás, é dedutiva.

Vejamos os seguintes argumentos indutivos:

(A1)
É provável que todos os corvos sejam negros.
c é um corvo.
:. c provavelmente é negro.

(A2)
Aviões geralmente atrasam quando há neblina.
a é um avião sob neblina.
:. a provavelmente se atrasará.

O termo "provavelmente" em ambos os argumentos indica a presença da relação de suporte indutivo entre a conclusão e as premissas. Porém, em (A2), o termo diz algo mais. Em (A1), "provavelmente" reflete o grau de suporte da generalização universal sobre a qual a conclusão se apóia. Em (A2), "provavelmente" reflete o grau de suporte não só da generalização estatística sobre a qual a conclusão se apóia, mas também a freqüência relativa entre aviões que se atrasam e que não se atrasam sob neblina. Em (A2), mesmo que o suporte da generalização estatística fosse máximo, isto é, mesmo que a generalização estatística estivesse fora de qualquer dúvida razoável, ainda assim teríamos de marcar a conclusão através de "provavelmente", ao passo que, em (A1), se a generalização universal estivesse fora de qualquer dúvida, poderíamos talvez com mais adequação substituir o marcador "provavelmente" por "certamente", indicando assim o grau máximo de suporte que as premissas podem conferir à conclusão em um argumento indutivo, sem ainda implicar a sua verdade.

Indução e Cálculo de chances.

O cálculo de chances não pode ser confundido com um argumento indutivo. O cálculo de chances é uma inferência dedutiva, muito embora parta de premissas empíricas estabelecidas indutivamente. Vejamos um exemplo:

(A3)
O dado a tem 6 lados, cada lado marcado com um número de 1 a 6.
:. Logo, a probabilidade se sair 6 em um lance é 1/6.

O marcador "probabilidade" pode nos levar a pensar que se trata de uma inferência indutiva. Mas não é. Trata-se de um argumento dedutivo, baseado no cálculo que consiste em dividir o número de eventos desejados (sair 6 em um lançamento de dado) pelo número de eventos possíveis (um lançamento do dado pode resultar em 6 eventos diferentes). E assim, "probabilidade", neste caso, indica apenas a proporção entre os eventos desejados e os eventos possíveis. Não há nada de indutivo neste tipo de inferência.

Porém, (A3), enquanto argumento dedutivo, não explicita toda a informação necessária para a validade da inferência. Está pressuposto em (A3) que o dado não é viciado, isto é, que ao ser lançado, cada uma das 6 possibilidades são equiprováveis. Todo o cálculo de chances baseia-se nesta assunção (ou em uma função que associa a cada evento possível uma probabilidade), pois, de outro modo, não se justificaria a divisão acima para determinar as chances de um evento (sair 6 em um lançamento de dado). Se o dado a fosse viciado, a probabilidade de sair 6 em um lance poderia não ser 1/6.

Justamente esta assunção, que é premissa para um argumento dedutivo usando o cálculo de chances, pode vir a ser estabelecida indutivamente. Que o dado a não seja viciado é uma questão empírica a ser investigada.

Leituras:

Mortari, C. Introdução à Lógica. São Paulo: Unesp, 2001.
Strawson, P. F. Introduction to Logical Theory. London: Methuen, 1952.
[170] A premissa de que a natureza é uniforme não tem serventia
[167] Argumentos indutivos são irredutíveis a argumentos dedutivos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[102] Relativismo e Irracionalismo

Irracionalismo é a tese de que os nossos julgamentos são arbitrários. O irracionalismo pode aplicar-se apenas a um setor do conhecimento humano. Por exemplo, podemos ser irracionalistas morais. Assim, julgamentos morais sobre como agir, o que fazer, o que é certo e errado são arbitrários, não temos uma razão para eles, eles não se fundam em nada que possa legitimá-los diante dos outros. Podem ser fomentados por nossas emoções ou desejos, mas nada disso tira a sua arbitrariedade diante da razão. Chegaríamos ao irracionalismo moral se tivéssemos razões para pensar que não há nada na razão que pudesse amparar julgamentos morais. Isto é, dado um dilema moral do tipo "devo fazer X ou ~X", não há ao que apelar racionalmente para decidir a questão. Donde se seque que, qualquer decisão que você tomar, seja a favor de X, seja de ~X, será arbitrária. Como poderia a razão ser tão indiferente à moralidade? Primeiro vejamos o que conferiria autoridade racional a um julgamento moral, pois

[197] Breve introdução à tese da mente estendida

A tese da mente estendida é distinta e não se confunde com o externismo acerca dos conteúdos mentais. Nesta breve introdução, apresento em linhas gerais o externismo acerca dos conteúdos mentais para, em seguida, contrastá-lo com a tese da mente estendida. Identifico e apresento, então, os principais comprometimentos da tese da mente estendida. A tese do externismo acerca dos conteúdos mentais afirma que as relações causais que temos com o ambiente determinam, de alguma forma, o conteúdo dos nossos estados mentais, ou seja, aquilo que percebemos, ou aquilo acerca do qual pensamos algo, ou aquilo que desejamos etc. depende dos objetos com os quais interagimos causalmente. Um argumento comum em favor dessa tese é inspirado no argumento clássico de Putnam para o externismo semântico[1]. Imaginemos um planeta muito semelhante ao nosso, praticamente gêmeo nas aparências. Ele é abundante em um líquido muito semelhante à água, povoado com seres inteligentes como nós e que usam esse lí

[200] A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação, segundo Reichenbach

A distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação é normalmente apresentada como marcando a diferença entre, por um lado, os processos de pensamento, teste e experimentação que de fato ocorreram em um laboratório ou em um ambiente de pesquisa e que levaram ou contribuíram para alguma descoberta científica e, de outro, os processos de justificação e validação dessa descoberta. Haveria, portanto, uma clara diferença entre descrever como cientistas chegaram a fazer certas alegações científicas, o que seria uma tarefa para as ciências empíricas, como a sociologia, a psicologia e a antropologia da ciência, e justificar essas alegações, o que seria uma tarefa para a epistemologia, uma disciplina normativa e não-empírica. Essa distinção é corriqueira em debates acerca do escopo da filosofia da ciência e teria sido explicitada inicialmente por Reichenbach. Contudo, quando examinamos a maneira como ele circunscreveu as tarefas da epistemologia, notamos que alguns elemento